Thursday, November 16, 2006

MEZZO-SOPRANO LÍRICO

É o timbre típico dos mezzosopranos, de uma cor escura e ao mesmo tempo brilhante, tem grande aptidão ao legato expressivo e igualdade de registros, a tessitura central é particularmente bonita e emotiva, a agilidade não é espontânea e não soa natural.

NA ESCOLA FRANCESA
É definida na categoria: Mezzosoprano Lyrique
É a categoria que inclui o mezzosoprano lírico, deixando o timbre quente e mais claro. Não existe um termo para ser usado no mezzosoprano central e o Mezzosoprano lyrique é pouco usado. O tipo vocal é um intermediário entre o legér e o dramátique. É ágil uma voz momentaneamente possante dotada de uma cor escura em todos os registros.

NA ESCOLA ALEMÃ
É definida na categoria: Dramatischer Mezzosopran

É a categoria que inclui o mezzosoprano lírico. Uma flexível, metálica voz com um bom registro agudo e uma cor escura que muitas vezes progride com a idade entre a categoria Dramatischer alto. O Dramatischer Mezzo cantam alguns dos principais papéis de opera. O papel título em Carmem, Eboli em D.Carlos, Amneris em Aida, Octavian em Der Rosenkavalier e Fricke em Die Walküre. Existe uma dupla categoria na voz media ela é capaz de ambos, uma longa linha lírica como bons momentos como dramáticos. Seus papéis extensos demandam belo físico e potencia vocal, e a habilidade para suportar o palco apenas com autoridade.

REGISTROS

Registro agudo: É brilhante, aveludado, rico em harmônico e emocionante.

Registro central: É todo sensual e apaixonante, com uma cor escura e brilhante, muito volumoso e generoso.

Registro grave: É intenso, de grande potencia e vigor.

MEZZO-SOPRANO LIRIC COLORATURA
É um tipo raro de mezzosoprano, possui tessitura aguda e grande agilidade em vocalizes virtuosisticos, mantendo uma cor escura e uma sonoridade intensa, o registro agudo é fácil, vibrante e aveludado.

PRINCIPAIS PERSONAGENS PARA MEZZO-SOPRANO LÍRICO

• Carmem, da Ópera homônima de Georges Bizet;
• Dalila, em Sansão e Dalila, de Camille Saint Säenz;
• Mignon, da ópera homônima de Ambroise Thomas;
• Laura, em La Giocconda, de Amilcare Ponchielly;
• Lola, em Cavaleria Rusticanna, de Pietro Mascagni;
• Melisande, em Peleas et Melisande, de Claude Debussy;
• Éboli, em Dom Carlo, de Giuseppe Verdi;
• Waltraute, em Götterdämerung, de Richard Wagner;
• Ortrud, em Lohengrin, de Richard Wagner;
• Octavian, em Der Rosenkavalier, de Richard Strauss;
• Fricka, em Die Walküre, de RichardWagner;
• Venus, em Tannhäuser, de Richard Wagner;

MEZZO-SOPRANO LÍRICAS FAMOSAS

• Olga Borondina, Rita Gorr, Ivone Naeff, Agnes Dysnei, Doris Dou, Gloria Foglizzo, Rosalynd Elias, Ildikò Komlòsi, Ane Sofie von Otter.

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