Thursday, November 16, 2006

Mezzo-soprano drámatico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O mezzo-soprano drámatico é o timbre mais pesado dos mezzo-sopranos, muito intenso e com uma grande extensão, prejudicada em partes na beleza do som e na igualdade de registros. Sua tessitura usual é do Fá2 ao Lá4.

NA FRANÇA
Na escola francesa, é destacada como uma categoria particular, denominada Mezzosoprano Galli-Mariè, que inclui o mezzo-soprano dramático e o mezzo-contralto. Voz possante e extremamente dramática. Tambem chamado de mezzosoprano dramátique.

NA ALEMANHA
Na escola alemã, o mezzo-soprano dramático é dividido em duas categorias:


[editar] Charakter Mezzosopran
É a categoria de Mezzosoprano de caráter absoluto, assim como o soprano, uma voz de dupla categoria e de grande habilidade em cena, e fino censo de caracterização, a categoria é para cantores com anos de carreira, muito raro e requer grande extensão vocal, Shirley Verret é a voz que caracteriza o termo, este mezzosoprano interpretou um vasto repertório, desde papéis de contralto como Ulrica em Un Ballo in Maschera a papéis de soprano dramático como Norma. Existem mezzosopranos que com o amadurecimento da voz passam para a categoria de soprano dramático e cantam até os papéis wagnerianos como Waltraud Meir e Violeta Urmana.


[editar] Dramatischer Alt ou Hochdramatischer Mezzosopran
É a categoria que inclui o mezzosoprano dramático. Uma voz flexível, metálica com um bom registro superior desenvolvido e registro grave, capaz de intenso dramatismo. O Dramatischer Alt é o autêntico dramático entre as vozes femininas graves e é muitas vezes combinada com o Tiefer Alt. Isto é, uma categoria geralmente reservada para a mais madura cantora. Isto contém em adição para o dramatico papél de Ulrica em Un Ballo in maschera, Azucena em Il Trovatore e Herodiades em Salomé, muitos papéis pequenos demandam fina caracterização. É o mezzosoprano dramático que, assim como o soprano possui grande intensidade e resistências vocais, dando ênfase à tessitura central com grande amplidão sonora e timbre quente.

REGISTROS

Registro agudo
É brilhante e vibrante, e dificilmente adapta-se aos matizes de piano e pianíssimo, possui riqueza de sons metálicos e amplamente sonoros.

Registro central
É vigoroso, irrompido e metálico, de personalidade sonora enérgica e efetivamente dramática.

Registro grave
Pode alcançar à tenebrosa potencia do contralto através da fácil emissão de peito, com uma cor atenorada.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home